TCE divulga nota de falecimento do procurador aposentado Wellington Aguiar

Wellinton Aguiar
Faleceu no último sábado (06.12), o escritor, professor, historiador e procurador aposentado do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), Wellington Aguiar, aos 79 anos, vítima de câncer de estômago. Ele ocupava a Cadeira nº 12 na Academia Paraibana de Letras desde 1981. Ele estava internado no Hospital da Unimed em João Pessoa.

A missa de 7º dia será realizada na próxima sexta-feira (12), às 17h, na Igreja de Santa Júlia, no bairro da Torre.

Wellington deixa a viúva Maria Rita, a filha Rosa Dalva e os netos Francine e Lucas.

O velório aconteceu nos dias 06 e 07, na Academia Paraibana de letras, onde ele era membro e foi presidente, e o sepultamento ocorreu no final da tarde do dia 07, no cemitério Parque das Acácias.

Trajetória

Nascido em João Pessoa, no dia dia 4 de maio de 1935, casou-se com a senhora Rita Cabral Aguiar, com quem teve duas filhas, Rosa Dalva e Jacqueline, que já faleceu.

Aguiar estudou em colégios em Natal (RN), João Pessoa, recife (PE), Nazaré da Mata (PE) e se formou em Direito na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, em 1960.

Na Capital, ensinou em escolas particulares e estaduais; também foi professor titular da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais dos Institutos Paraibanos de Educação, onde lecionou as disciplinas Introdução ao Estudo do Direito e Filosofia do Direito. Em 1964, foi nomeado, por concurso, Promotor Público do Estado e exerceu, a partir de 1971, a função de Procurador do Tribunal de Contas do Estado.

Na educação, foi diretor da Documentação e Cultura da Prefeitura Municipal de João Pessoa; membro do Conselho Estadual de Educação; membro do Conselho Estadual de Cultura.

Além disso, foi sócio do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica e da Academia Paraibana de Letras, onde ocupou a Cadeira nº. 12, a partir de 3 de abril de 1981. Na Academia exerceu vários cargos da Diretoria, inclusive a Presidência no período 1996/1998.

Em 1967, recebeu o título de Administrador Honorário, conferido pelos alunos concluintes do Curso de Administração Pública da Faculdade de Ciências Econômicas da UFPB. Recebeu a Comenda do Mérito Cultural “José Maria dos Santos”, do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano.

Livros publicados

O Passageiro do Dia; Um Radical Republicano contra as Oligarquias, João Pessoa, A União, 1981; Uma Cidade de Quatro Séculos e Capítulos de História da Paraíba, em parceria com o professor José Octávio de Arruda Mello, Secretaria de Educação e Cultura, 1985; Cidade de João Pessoa – A Memória do Tempo, João Pessoa, Gráfica e Editora Persona, 1992; A Velha Paraíba nas Páginas de Jornais, João Pessoa, A União Editora, 1999; João Pessoa, Coleção Paraíba – Nomes do Século, João Pessoa, A União Editora, 2000.

Ascom/TCE-PB
09.12.2014