TCE abriga evento relacionado ao Dia Contra a Corrupção

O Tribunal de Contas da Paraíba foi palco, na manhã desta terça-feira (9), de encontro durante o qual organismos do controle externo observaram o transcurso do Dia Internacional Contra a Corrupção.
Aberto pelo ouvidor do TCE, conselheiro André Carlo Torres Pontes, o acontecimento teve as participações de bom público e dos organismos que compõem o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco), por cuja coordenação ele responde.

A programação teve palestra do promotor de Justiça Marinho Mendes Machado que falou dos males da corrupção, sobretudo, a subtração de recursos em prejuízo da educação, da saúde, da nutrição, da moradia e do bem estar da sociedade brasileira. O conselheiro André Carlo Torres Pontes divulgou, depois disso, o Relatório de 2014 (disponível nos Portais do TCE e do Focco) com a avaliação dos procedimentos de transparência pública no Estado.

A ocasião também serviu à premiação do 6º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria Geral da União e do 1º Concurso de Redação promovido pelo Ministério Público da Paraíba e a Secretaria de Educação do Estado.

Subordinado ao tema “Acesso à Informação: Um Direito de Todos”, o 6º Concurso de Desenho e Redação da CGU premiou com um smartphone, pelo terceiro lugar, na categoria Desenho, a aluna do Colégio Meta, Esther Medeiros Martins, de oito anos de idade. Larissa Grammatikopoulou, do Geo Tambaú, concorreu na categoria Redação e obteve o segundo lugar, recebendo, por conta disso, um tablet.

Outra estudante, Mariana Junqueira Alves, da Escola Estadual Monsenhor Vicente Freitas, do município de Pombal, ganhou um notebook pelo primeiro lugar do concurso estadual. O segundo lugar também rendeu um notebook à segunda classificada, Maria Eduarda Ferreira de Farias, aluna da mesma escola.
O quarto lugar foi de Bruna Raissa da Silva, aluna da Escola Estadual Antonio Teodoro Neto, do município de Sousa, e, o quinto, de Érica Ribeiro de Oliveira, da Escola Estadual Pedro Poti, localizada em Mataraca, ambas recebedoras de um tablet. A classificada em primeiro lugar falou em nome de todas as premiadas.

Presidida pelo conselheiro André Carlo Torres Pontes, a mesa diretora dos trabalhos foi ainda composta pela procuradora do TCE Elvira Samara Pereira de Oliveira e pelos representantes da CGU (Rainério Leite), do Ministério Público (Clístenes Holanda), da Secretaria de Estado da Educação (Flávio Romero), da Prefeitura de Campina Grande (o secretário de Obras André Agra) e da Prefeitura de João Pessoa (o
secretário da Transparência Ronald Lins).

Ascom/TCE-PB
09.12.2014
Frutuoso Chaves

Compartilhe: