Conselheiros Fábio Nogueira e Fernando Catão participam de assembleia da Olacefs

olacefs_intolacefs_int2

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Fábio Nogueira, e o corregedor da Corte paraibana, conselheiro Fernando Catão, participam da 24ª Assembleia Geral da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs). O evento está acontecendo em Cusco, no Peru, desde segunda-feira (24) e se estende até o próximo dia 28 de novembro.

A Olacefs é um organismo internacional, autônomo, independente, apolítico e de caráter permanente, que atua em prol do aperfeiçoamento da atividade de fiscalização nos países membros. Atualmente, a organização conta com 23 países membros e é um dos grupos regionais da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores- International Organization of Supreme Audit Institutions (Intosai).

O Tribunal de Contas da Paraíba passou a integrar a organização em junho deste ano. A Olacefs é presidida pelo ministro Augusto Ribeiro Nardes, também presidente do Tribunal de Contas da União.

O conselheiro Fábio Nogueira considera o sistema de cooperação proposto pela Olacefs de extrema importância, sobretudo pela aproximação com outros organismos internacionais de controle, como a Intosai e agências da Organização das Nações Unidas (ONU).

A organização incentiva a pesquisa científica especializada e desenvolve atividades de estudo, capacitação, especialização, assessoria e assistência técnica, informação e coordenação. Tudo isso com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das EFS membros.

A partir dessa troca de experiências, a entidade publica diretrizes internacionais para a gestão financeira, elabora metodologias e promove o intercâmbio de informações entre seus membros.

Os conselheiros Fábio Nogueira e Fernando Catão, além do TCE-PB, também integram as representações da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), entidades das quais são dirigentes.

Ascom TCe-PB // Ridismar Moraes

Em 25 de novembro de 2014.

Compartilhe: