TCE leva Diálogo Público à comunidade universitária da UFPB

Conduzido pelo propósito de estimular o exercício do controle social, o Tribunal de Contas da Paraíba leva o Diálogo Público Paraíba à comunidade universitária da UFPB, Campus de João Pessoa. O encontro será nesta quinta-feira, dia 30, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas, a partir das 8h00.

O cidadão atuando na fiscalização do emprego dos recursos públicos, em prol da boa governança, é o que TCE espera alcançar com o Diálogo Público. O encontro com a população paraibana vem acontecendo, desde junho, nas cidades sede das regiões geoadministrativas da Paraíba.

A Universidade Federal da Paraíba foi incluída no calendário de atividades do Diálogo Público para atender a um convite formulado pelo professor Edson Franco, chefe do Departamento de Contabilidade e Finanças. A expectativa, segundo o conselheiro presidente Fábio Nogueira é de que os estudantes assumam o imprescindível papel e atuem, ainda, como agentes multiplicadores da imperiosa tarefa de fiscalização dos recursos e das políticas públicas.

As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo website do Tribunal de Contas da Paraíba ou presencialmente. A programação começa às 7h30, com o credenciamento dos participantes. A abertura oficial, pelo conselheiro Fábio Nogueira, será sequenciada por uma palestra, do próprio presidente do TCE sobre ‘O Controle Social’.

As ferramentas de controle social serão apresentadas pelo assessor técnico chefe do TCE, Ed Wilson Santana. Na sequência, O conselheiro André Carlo Torres Pontes, ouvidor do TCE e coordenador do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção – FOCCO-PB, falará sobre ‘Transparência – Um instrumento à disposição da cidadania’. A procuradora do Ministério Público junto ao TCE-PB, Sheyla Barreto Braga Queiroz, fará a exposição seguinte, sobre o tema ‘O Ministério Público de Contas e o controle social’.

O professor Edson Franco, chefe do Departamento de Contabilidade e Finanças da UFPB, fará uma explanação sobre o Projeto de Extensão ‘educação financeira e orçamentária das contas públicas’. O auditor de contas públicas do TCE-PB, também professor da Universidade Federal da Paraíba, apresentará um perfil da ‘Auditoria Operacional’ e como esse procedimento favorece a maximização da utilidade dos recursos públicos.

Após as exposições, será aberto o debate, momento em que se configura o ‘Diálogo Público’, quando dúvidas, questionamentos e sugestões poderão ser apresentados àqueles que proferiram as palestras e apresentações.

Ascom TCE-PB // Ridismar Moraes

Em 29 de outubro de 2014.

Compartilhe: