TCU estreita relações com prefeitos e gestores na Paraíba

O Tribunal de Contas da União (TCU) realiza na próxima terça-feira (20), no Hotel Tropical Tambaú, em João Pessoa, na Paraíba, a sétima edição estadual deste ano do Diálogo Público. O evento terá como tema principal a melhoria da governança pública, ocorrerá em diversos municípios brasileiros com prefeitos e gestores de unidades jurisdicionadas do TCU. As inscrições para o Diálogo Público são gratuitas e podem ser feitas no endereço www.tcu.gov.br/dialogopublico.

O evento em João Pessoa terá início às 8h30 (acesse a programação aqui). Na mesa de honra de abertura, além do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro João Augusto Ribeiro Nardes, estão previstas as participações do ministra do TCU Ana Arraes; do governador do Estado da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho; do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo Pires de Sá; do presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro o Fábio Túlio Filgueiras Nogueira; do presidente da Federação das Associações dos Municípios do Paraíba; e de representantes da Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).

O objetivo de cada encontro é apresentar a nova diretriz da governança para o controle da gestão e tratar de temas como licitações e contratos, convênios, obras e controle interno. A edição paraibana do Diálogo Público é uma parceria do TCU com o TCE-PB, a Controladoria-Geral da União, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), FOCCO-PB (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção) e o Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB).

O tribunal, sem abrir mão de apurar a legalidade dos atos da administração, busca atuar de forma mais pedagógica para auxiliar gestores a adotar medidas que evitem, já na origem, irregularidades que se repetem ano após ano, como sobrepreço, superfaturamento, licitação irregular, falta de projetos básico ou executivo, e inadequados estudos ambientais.

Estão previstos encontros do Diálogo Público, ainda em 2014, nas capitais Curitiba, São Luís e Rio Branco.

Serviço:
“Diálogo Público – para a melhoria da gestão pública”
Data: 20 de maio de 2014, com início às 8h30
Local: Hotel Tropical Tambaú – Av. Almirante Tamandaré, 229 – Tambaú – João Pessoa – PB
Inscrições e programação no Portal do TCU: www.tcu.gov.br/dialogopublico

Fonte: Agência TCU