TCE antecipa comemoração pelo centenário de João Agripino Filho com Memorial e cunho do homenageado no plenário

memorial1memorial4memorial5memorial6

O Memorial do Tribunal de Contas da Paraíba, restaurado e ampliado, foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (27) pelo presidente, conselheiro Fábio Nogueira, que destacou a importância da preservação da história da Corte, através de documentos textuais, fotográficos, iconográficos e audiovisuais. Implantado pelo então governador paraibano João Agripino Filho, de quem se comemora centenário em 2014, o TCE completa no dia 1º de março 43 anos de existência.

As comemorações alusivas ao centenário do ex-governador e ministro João Agripino Filho, que também denomina o plenário do TCE, suscitaram uma reforma no espaço, que ganhou um cunho em alto relevo do homenageado, trabalho executado pelo artista plástico de Campina Grande, Aluísio Silva, em substituição a um quadro óleo sobre tela, que será preservado em novo espaço.

O conselheiro Fábio Nogueira destacou que a intenção do TCE é interagir, cada vez mais, com a população e que, assim como o plenário, o Memorial terá seu registro histórico compartilhado e disponibilizado para qualquer cidadão que se interesse, tanto como fonte de pesquisa e de conhecimento, quanto como opção de visitação e roteiro turístico.

memorial7memorial3

A duas solenidades, que o conselheiro Fábio Nogueira definiu como singelas, porque se antecipam às comemorações oficiais pelo aniversário de 100 anos de João Agripino Filho, contaram com a presença de todos os atuais conselheiros do TCE: André Carlo Torres Pontes, Arthur Cunha Lima, Arnóbio Viana, Fernando Catão, Nominando Diniz, Umberto Silveira Porto; além de conselheiros eméritos; auditores substitutos; familiares de João Agripino Filho e de servidores da Corte.

Existe uma comissão, da qual participam o conselheiro emérito Luiz Nunes e o conselheiro Arnóbio Alves Viana, que trabalha na formatação de uma programação comemorativa ao centenário de nascimento de João Agripino Filho. Antonio Fábio Mariz Maia, filho do homenageado, falando em nome da família, disse que a homenagem inesperada, superou todas as expectativas, pela grandiosidade.

Conforme informou o conselheiro Fábio Nogueira, a reforma do plenário Ministro João Agripino Filho foi projetada pelo arquiteto Expedito Arruda, que também assina o projeto da obra de reforma do TCE, que ganhará uma nova Escola de Contas, um edifício garagem, uma biblioteca e um grande auditório.

História – O Memorial do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba foi inaugurado em 2000, na gestão do conselheiro Gleryston Holanda de Lucena. A expansão, concluída na gestão do conselheiro Fábio Nogueira, foi iniciada enquanto o conselheiro Fernando Catão presidia o TCE. Antes disso, dois processos de atualização do acervo ocorreram nas gestões dos conselheiros Flávio Sátyro e Luiz Alves Nunes.

A consultora de gerenciamento da informação, pós graduada em arquivologia, especialista em conservação de conhecimentos e professora de arquivologia e conservação de documentos, Ana Isabel de Souza Leão Andrade, é a responsável pela coordenação e pesquisa documental. Ela recorreu ao escritor paraibano Augusto Crispim, para registrar a importância da obra: “tudo quanto se revelar memorável na natureza humana deve ser semeado pelo mundo afora”.

Ascom – TCE-PB – Ridismar Moraes

Em 27 de janeiro de 2014.

Compartilhe: