Memorial que conta história do TCE será inaugurado nesta segunda-feira (27)

O Memorial do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, inaugurado em 2000, na gestão do conselheiro Gleryston Holanda de Lucena, que contém registros históricos dos quase 43 anos de existência da Corte, instalada em 1º de março de 1971, passou por um processo de expansão, que será aberto à visitação a partir desta segunda-feira, dia 27, às 13h00, quando haverá uma solenidade de inauguração do novo espaço.

A expansão, concluída na gestão do conselheiro Fábio Nogueira, foi iniciada enquanto o conselheiro Fernando Catão presidia o TCE. Antes disso, dois processos de atualização do acervo ocorreram nas gestões dos conselheiros Flávio Sátyro e Luiz Alves Nunes. A historiadora e especialista em conservação de documentos, Ana Isabel de Souza Leão Andrade, é a responsável pela coordenação e pesquisa documental.

O Memorial do Tribunal de Contas da Paraíba está instalado no primeiro andar do prédio principal da Corte de Contas, onde ocupa um espaço, no formato de painel, com mais de 20 metros de comprimento, por cerca de dois metros de altura.

O acervo do memorial inclui peças que vão desde a reprodução fotográfica de documentos até a de personagens, fatos e eventos relacionados à história de 43 anos da Corte de Contas paraibana. O complexo trabalho exigiu pesquisa e adoção de técnicas modernas de climatização e iluminação de acervos.

Além da historiadora Ana Isabel de Souza Leão Andrade, o trabalho requisitou profissionais de outras áreas, como o da arquiteta Andréia Pereira; da designer gráfico Tânia Miranda; e fotografias de Elias Félix.

Ascom – TCE-PB // Ridismar Moraes

Em 24 de janeiro de 2014.

 

 

Compartilhe: