Presidente ressalta importância do profissional contábil para transparência pública

imageO presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fábio Nogueira, ministrou palestra durante a 4ª Convenção Paraibana de Contabilidade. Ele falou sobre ‘A atuação dos Órgãos de Controle Externo no Combate à Corrupção e à Improbidade Administrativa’. A palestra foi na tarde desta terça-feira (20). Em sua apresentação, o presidente destacou a importância fundamental do papel dos profissionais contábeis para a transparência pública.

O evento está sendo promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) e reúne cerca de 500 profissionais e estudantes de todo o país, no Hotel Tambaú, até esta quarta-feira (21).

No início da palestra, Fábio Nogueira ressaltou a missão e as atribuições do Tribunal de Contas do Estado. Ele destacou que o TCE julga as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores das administrações públicas direta e indireta. Além disso, enfatizou a competência da Corte de Contas em prestar informações solicitadas pelo Legislativo ou por qualquer de suas Comissões, sobre a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, além de dados sobre resultados e inspeções realizadas.

Fábio Nogueira lembrou que é dever do Estado garantir “o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão”.

O presidente do TCE apresentou os dados de que o custo da corrupção no Brasil, em 2010, foi estimado entre 1,38% a 2,3% do PIB, isto é, de R$ 50,8 bilhões a R$ 84,5 bilhões, segundo os dados do relatório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Além do presidente do TCE-PB, também participaram como expositores durante o painel ‘A Atuação dos Órgãos de Controle Externo no Combate à Corrupção e à Improbidade Administrativa’, o secretário regional do Tribunal de Contas da União do Estado da Paraíba (TCU-PB) e coordenador geral do Fórum de Combate à Corrupção (FOCCO), Rainério Rodrigues Leite, que falou sobre ‘Atividades do TCU e a Formação das Redes de Controle Nacional’. Além do chefe da Controladoria-Geral da União da Paraíba, Fábio da Silva Araújo.

No final de sua palestra, o conselheiro presidente convidou os profissionais participantes do evento para conhecer as ferramentas de transparências do Tribunal de Contas da Paraíba.

Os palestrantes do evento foram saudados pelo presidente do Conselho Regional de contabilidade da Paraíba (CRCPB), Gilsandro Costa de Macedo.

Ascom-TCE-PB
Fábia Carolino