Corregedores e Ouvidores discutem transparência, ética e cidadania

Os conselheiros Fábio Nogueira e Fernando Catão, presidente e corregedor do Tribunal de Contas da Paraíba, paraticipam do XII Encontro do Colégio dos Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil, evento que transcorre nesta segunda-feira (12), no Auditório do Tribunal De Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). 

O encontro, de que participam corregedores, ouvidores e servidores dos TCs de todo o País, destina-se a fortalecer a rede de diálogos sobre transparência, ética e cidadania, fomentar o debate, oferecer informações e disseminar conhecimentos sobre o papel e os desafios dos organismos de controle. Avalia, ainda, a importância dos mecanismos de transparência para o controle social das gestões públicas nacionais em todos os seus níveis. 

Na ocasião, haverá o lançamento de um Curso de Implementação e Gestão de Ouvidorias, iniciativa decorrente de parceria do Colégio de Corregedores dos TCs com o Instituto Rui Barbosa. 

O encontro tem como conferencistas Renato Janine Ribeiro (professor de Ética e Filosofia Política, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP) e Caio Magri (gerente executivo do Instituto Ethos), e como debatedores, Jonas Lopes de Carvalho Junior (presidente do TCE-RJ), Cláudio Couto Torreão (presidente do Conselho de Corregedores) e Ditta Dolejsiova (empreendedora social, educadora, consultora na área de políticas públicas de juventude). 

As conferências obedecem aos temas “O papel da ética diante dos novos desafios da gestão pública” e “O papel do Terceiro Setor no aperfeiçoamento da agenda de transparência das instituições públicas”.

Compartilhe: