TCE e UEPB discutem parcerias na área de educação em gestão pública

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fábio Túlio Nogueira, se reuniu na manhã da sexta-feira(14), com o reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rangel Júnior e com o vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia, além do conselheiro Arnóbio Viana, coordenador da Escola de Contas do TCE. O objetivo da reunião foi para discutir parcerias da Universidade Estadual da Paraíba com o Tribunal de Contas, na área de educação, em gestão pública. O encontro aconteceu na reitoria da UEPB, no Campus de Bodocongó, em Campina Grande.

No início da reunião, o reitor Rangel Junior aprofundou as parcerias que a Universidade Estadual da Paraíba já celebrou com o Tribunal de Contas do Estado. Ele agradeceu a visita dos conselheiros Fábio Nogueira e Arnóbio Viana e voltou a destacar a importância de a Instituição manter as parceiras já existentes com o TCE, bem como ampliar o alcance dos novos convênios. O reitor lembrou que, recentemente, foi recebido em audiência pelo vice-governador Rômulo Gouveia, e pelo presidente do TCE Fábio Nogueira. Ele fez questão de lembrar que os laços que ligam Rômulo Gouveia e Fábio Nogueira com a UEPB extrapolam as relações institucionais.

Parcerias- Durante o encontro ficou acertado que a UEPB irá reativar as parcerias com TCE, oferecendo inicialmente dois cursos de Especialização na área de Organização e Administração Pública e Gestão e Administração Pública Municipal. Cada curso, destinado aos servidores do Tribunal de Contas, funcionará com 25 vagas. As especializações, inclusive, já foram aprovadas pela Capes.

Além disso, a UEPB deve abrir novas vagas para um curso de Graduação em Administração Pública, realizado em parceria com o TCE, e futuramente implantar um Mestrado na mesma área.

Os convênios renovados prevêem a ampliação de planos de trabalho voltados para o campo da educação e qualificação de pessoal. A finalidade dos cursos é fortalecer o caráter da cidadania, na medida em que aperfeiçoa o trabalho dos agentes públicos e aprimora a percepção da sociedade para a fiscalização do dinheiro público, tendo em vista que a capacitação de servidores para a área da gestão pública é essencial para o bom funcionamento das instituições.

O presidente do Tribunal de Contas, Fábio Nogueira, agradeceu a parceria e reafirmou que o encontro serviu para estreitar as relações entre as duas instituições. Ele também colocou a estrutura do órgão a disposição da instituição. Antes de encerar o encontro, o reitor Rangel Junior destacou o crescimento da UEPB em todos os aspectos, principalmente no ensino, na pesquisa e extensão. Ao final, ele apresentou o troféu do Prêmio Jabuti, espécie de Oscar da literatura, conquistado pela instituição e presenteou os convidados com livros e cordéis publicados pela EDUEPB.

Reunião como o vice-governador- Durante o encontro, o reitor falou para o vice-governador sobre o Complexo Agroindustrial do Campus de Lagoa Seca e lembrou que o complexo, já inaugurado e com todos os equipamentos instalados, está pronto para atuar na produção de cachaça e na parte de produção de alimentos, processamento de alimentos e frutas. A estrutura, nascida a partir do Curso de Agroecologia, visa incentivar a realização de cursos e redefinir a agricultura familiar. No local foram construídas 11 salas com recursos do programa “Brasil Profissionalizante”.

O reitor lembrou que o acesso ao complexo tem sido um desafio devido às condições das estradas, principalmente no período de chuva e, por isso, solicitou ao vice-governador apoio no sentido de pavimentar a área que fica localizada na BR-230. Rômulo se manifestou solidário ao pleito e disse que iria se empenhar para realizar a obra.

O vice-governador aproveitou a visita para dizer que estava honrado em voltar a UEPB. Ele destacou que sempre teve uma relação muito particular com a Instituição, tendo participado das principais lutas e conquistas, como a Estadualização, o Reconhecimento pelo MEC e a implantação da Lei da Autonomia. De forma enfática, Rômulo também disse que acredita muito no reitorado do professor Rangel Junior e de toda a sua equipe.

Ascom TCE-PB
Com Assessoria da UEPB