Conselheiro desenvolve ferramenta de controle e TCE expande utilização

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fábio Nogueira obteve detalhamentos sobre a ferramenta de ‘acompanhamento de metas e compatibilidade de decisões’, desenvolvida no gabinete do conselheiro Nominando Diniz Filho e já implantada na 2ª Câmara da Corte, que ele preside, em uma reunião da qual participaram técnicos do TCE, que cuidarão da disponibilização do sistema para a 1ª Câmara e para o Pleno.

O presidente manifestou-se exultante com as demonstrações feitas pelo conselheiro Nominando Diniz e com as possibilidades que a ferramenta oferece. A expectativa, e recomendação do conselheiro Fábio Nogueira à Assessoria Técnica e à Diretoria de Auditoria e Fiscalização (DIAFI), é de que ela seja aperfeiçoada e totalmente disponível, para os três órgãos de decisão do TCE, já no segundo semestre de 2013.

O conselheiro Nominando Diniz explicou que a ferramenta amplia e aperfeiçoa a transparência pública que o TCE vem perseguindo de maneira denodada. “A princípio, o acompanhamento de metas e compatibilidade de decisões, vai permitir que o Tribunal tenha as suas estatísticas detalhadas por relator, categoria e subcategoria de processos, estabelecendo as concordâncias e as divergências entre auditoria, Ministério Público de Contas, relator e as decisões das Câmaras e do Pleno”.

Em um segundo momento, a ferramenta passará a ser mais um item do TRAMITA, sistema de tramitação de processos.

Ascom – TCE/PB – Ridismar Moraes
11.04.2013