Revista Internacional de Direito e Cidadania

A Revista Internacional de Direito e Cidadania –REID (www.reid.org.br) é uma publicação quadrimestral do Instituto de Estudos Direito e Cidadania -IEDC, impressa, mas totalmente disponível na internet, que tem como objetivo principal a divulgação nacional e internacional de artigos técnicos inéditos e originais, nas áreas de humanidades, que lidem com a temática dos direitos humanos e dos direitos fundamentais (direito, arqueologia, história, ciência política, sociologia, filosofia, psicologia dentre outras).

Além de artigos acadêmicos e comunicações científicas curtas, a REID destina a uma parte da edição para publicação de atualidades dentro da temática, tais como: análises, sínteses, debates, revisões, resenhas, entrevistas, cartas e moções extraídas de eventos etc.

A partir deste número, a REID e o IEDC vêm contribuir com esse objetivo geral para a conscientização pública em defesa do meio ambiente equilibrado e da sadia qualidade de vida, trazendo para tanto mais artigos na seara do direito ambiental, com ênfase para os temas da Rio + 20.

A escolha deste assunto se justifica porque 2012 é um ano muito representativo e importante para o Brasil na área do direito ambiental. Haverá em maio de 2012 a grande Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente no Rio de Janeiro, intitulada “Rio + 20” e o nosso país, em atenção ao que representou mundialmente a ECO/92, necessita realinhar criteriosamente os avanços e retrocessos nessa área, bem como planejar e estabelecer novas políticas públicas e desafiantes ações, esperadas e desejadas no âmbito nacional e internacional.

O IEDC ganhou um chamamento público promovido pelo CIDCE – Centre International de Droit Comparé de L’Environnement na França, sendo que as conclusões resultantes do nosso projeto vencedor serão apresentadas nessa Conferência da ONU no Rio de Janeiro, em 2012. Sob essa ótica, a apresentação dos artigos é uma continuidade da atenção do IEDC à proteção do meio ambiente e do patrimônio cultural e a REID vem contribuir para as necessárias reflexões e esforços de todos para resultados profícuos na Rio + 20.

Para ter acesso, clique aqui.