Géo-Referenciamento será nova ferramenta do TCE

O TCE/PB reuniu na sexta-feira representantes de diversos municípios para explanações sobre o Géo- Referenciamento, novo programa instituído pelo Tribunal que deverá facilitar a análise de obras pública e impedir os eventuais dolos que possam ocorrer.

Através do sistema de Géo – Referenciamento o TCE pretende, justamente com os Estados e Municípios traçar um quadro geral de todas as obras em andamento, seus responsáveis e os prazos de entrega. Dessa maneira, um poço que seja cavado ficará geoferenciado na setor de dados o que impedirá que ele seja novamente fruto de futuras licitações ou despesas. Igualmente reparos em estradas vicinais,recuperação de escolas e grandes  obras ficarão memorizadas no sistema que poderá acompanhar através de fotos seu desenvolvimento até sua  conclusão.

Inicialmente serão dezoito municípios enquadrados no programa, mas o Estado como órgão administrador e os demais municípios deverão entrar no Géo-Refereciamento no futuro permitindo ao TCE um quadro completo do setor de obras. Esse sistema deverá ser modelo nacional para uso em outros Tribunais e partiu de um convênio com a UFCG.

Compartilhe: