TCE chega aos 39 anos com mais uma conquista

O Tribunal de Contas da Paraíba completa 39 anos de existência. A data vai ser comemorada, nesta sexta-feira (05), a partir das 8 horas, com hasteamento de bandeiras, execução do Hino Nacional, desfile da Guarda de Honra e de pelotões da Polícia Militar, na Rua Geraldo Von Sohsten, bairro de Jaguaribe, endereço do TCE.

 

A festa prosseguirá, na Sala de Sessões, com a assinatura de dois convênios. Um deles, com a Federação das Associações dos Municípios Paraibanos (Famup), para a capacitação de gestores públicos, em programa que o presidente do Tribunal, conselheiro Nominando Diniz, estará lançando na ocasião.

 

O segundo convênio, com a Associação Paraibana de Imprensa, servirá ao treinamento de jornalistas para consulta ao Sagres (Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade), aplicativo de computador que permite verificar o andamento de processos, as receitas e os gastos dos organismos públicos estaduais e municipais.

 

Em seus 39 anos, o TCE também se prepara para atuar na área de auditoria de empréstimos internacionais com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Equipe do BID é esperada, então, pelo conselheiro Nominando Dinz para os primeiros entendimentos neste sentido.

 

“O Brasil teve, até aqui, apenas três Cortes de Contas credenciadas junto a esse Banco para auditorias do gênero e, no Nordeste, apenas o da Bahia. Nossa inclusão reflete o grau de confiança e respeito de que desfrutamos não apenas aqui, mas, também, nacionalmente”, comenta ele.

Compartilhe: