TCE começa a fazer inspeções conjuntas com MP

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Nominando Diniz, pediu que os contadores a serviço das Prefeituras e Câmaras levem àqueles pelos quais foram contratados a informação de que o Ministério Público já participa, em conjunto, de inspeções realizadas pela Corte nos municípios.

O pedido foi feito na abertura do encontro, nesta segunda-feira (02), para a entrega aos contadores do “Sagres Captura – Versão 2010”, aplicativo de computador usado no processamento das folhas salariais.

“Já promovemos a primeira dessas auditagens conjuntas no município de Coremas”, contou o conselheiro ao público que superlotou a Sala de Sessões do Tribunal, local da reunião.

Ele acredita que a iniciativa também favorecerá as atuações da Justiça, quando isso se fizer necessário, “com benefícios para a celeridade processual e, portanto, para a sociedade”. É esta, igualmente, a opinião do procurador geral do Estado Oswaldo Trigueiro do Valle Filho que, momentos depois, chegava ao TCE para a definição de um plano de trabalho conjunto entre as duas instituições.

ANJOS – Nominando repetiu o pedido que fizera, há um ano, aos contadores então reunidos para informações sobre o sistema de tramitação eletrônica que seria posto em prática no TCE. “Peço-lhes, novamente, que sejam os anjos da guarda de prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais. Saibam dizer não quando isso for necessário”, apelou.

A todos ele ainda observou que 2009 foi o tempo do esclarecimento. “Agora, vamos fiscalizar mais fortemente”. Ressaltou, porém, que isso não significará o mínimo recuo no propósito da orientação e da parceria com os bons gestores.

“Agora em março, estaremos reativando o antigo Programa de Capacitação de Gestores Públicos. Ou seja, continuaremos de portas abertas e dispostos a receber todos aqueles que nos procurem em busca da orientação e do entendimento”, acentuou.

A seu ver, encontros como os de agora sempre irão servir à maior aproximação entre o TCE e seus jurisdicionados. Nesta quinta-feira (04), o “Sagres Captura – Versão 2010” será entregue a servidores da Área de Pessoal das Prefeituras e Câmaras Municipais que têm o encargo da elaboração das folhas de pessoal.