Ministério Público faz parte do FOCCO

A Subprocuradora-Geral do Ministério Público de Contas, Sheyla Barreto Braga de Queiroz, foi designada no último mês de novembro de 2009 para atuar como representante do MPJTC/PB junto ao FOCCO – Fórum de Combate à Corrupção – organização não governamental que congrega integrantes de vários poderes, órgãos e instituições de combate à corrupção na Paraíba. Indagada sobre sua futura participação, a subprocuradora declarou: “ser indicada para o FOCCO constitui, a um só tempo, um desafio e um deleite. Espero contribuir à altura das necessidades e oportunidades lá veiculadas”.

O FOCCO – Fórum Paraibano de Combate à Corrupção – foi oficialmente criado em 20 de maio de 2005, em reunião realizada no auditório do Ministério Público Federal da Paraíba. A iniciativa decorreu da necessidade de engajar órgãos públicos e da sociedade civil no combate à corrupção e conscientizar a população da importância de denunciar supostas irregularidades em relação à malversação de recursos públicos no âmbito do Estado da Paraíba.

A atuação do Fórum conta com a força conjunta de órgãos como o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, Controladoria Geral do Estado da Paraíba, Delegacia Regional do Trabalho, Delegacia da Receita Federal na Paraíba, Secretaria de Finanças do Estado da Paraíba, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Controladoria-Geral da União, Advocacia-Geral da União, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Superintendência da Polícia Federal na Paraíba, Procuradoria da Fazenda Nacional, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil S.A. Para compartilhar informações entre os envolvidos, recentemente foi assinado o Termo de Compromisso de Cooperação.

O colegiado se reúne mensalmente e tem como objetivo desenvolver ações direcionadas ao diagnóstico e combate à corrupção, incentivo e fortalecimento do controle social, bem como tráfego de dados e documentos. O colegiado se reúne mensalmente. Leia mais notícias em http://www.foccopb.gov.br/