Contadores vão ser reunidos a cada dois meses

O Tribunal de Contas do Estado vai reunir, de dois em dois meses, os contadores a serviço das Prefeituras e Câmaras Municipais. A medida foi anunciada pelo conselheiro Nominando Diniz aos prefeitos e vereadores chamados à sede da Corte, na manhã desta segunda-feira (26), para se inteirarem do sistema de tramitação eletrônica de processos e do Diário Eletrônico, espaço do qual todos irão dispor, gratuitamente, para publicações exigidas por lei.

A eles Nominando explicou que a convocação dos contadores servirá para que estejam permanentemente atualizados com as normas e procedimentos que o TCE trata de aprimorar em busca da transparência dos atos de gestão pública e da celeridade processual.

SEM PAPEL – “São mudanças que já estarão vigorando a partir da entrega de documentos relacionados aos balancetes de janeiro. Isso será feito, unicamente, por mídia eletrônica, sem acúmulo de papel”, disse o presidente do TCE. O desta segunda-feira foi o quarto grupo de prefeitos e presidentes de Câmaras reunidos para esclarecimentos acerca do programa que eliminará toda e qualquer papelada da prestação de contas ao Tribunal, até 2010.

Na saudação ao grupo oriundo de 50 municípios vinculados ao Quarto Núcleo da Divisão de Auditoria da Gestão Municipal (DIAGM IV), o conselheiro Nominando Diniz observou que, em 70% dos casos, a reprovação pelo TCE a contas de Prefeituras e Câmaras decorre da má orientação e do desconhecimento dos gestores acerca do que a lei exige, “e não do desvio do dinheiro da sociedade”.

Mostrou, então, um Tribunal parceiro e disposto a estreitar o relacionamento com os municípios. “Espero que essa aproximação, em encontros como esse, resulte na redução, pela metade, do índice de rejeição a contas públicas, até o final da minha gestão”, disse. Em seguida, apresentou a todos o conselheiro substituto Marcos Costa (um dos relatores de processos a cargo da DIAGM IV) e nomes da equipe de Informática encarregados dos esclarecimentos técnicos.

Em meio à platéia, o ex-governador Roberto Paulino acompanhava a tudo, atenciosamente, ao lado da prefeita de Guarabira Maria de Fátima Paulino, com quem é casado. Os encontros do TCE com prefeitos e vereadores dão-se, desde o último dia 16, às segundas e sextas-feiras. Em fevereiro, também serão reunidas, com idêntico propósito, representações do Governo do Estado, Assembléia Legislativa, Poder Judiciário e Ministério Público.

PARTICIPANTES – Participaram da reunião desta segunda-feira emissários de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alcantil, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Areial, Aroeiras, Assunção, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Belém do Brejo do Cruz, Boa Vista, Bom Sucesso, Boqueirão, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Cabaceiras, Catolé do Rocha, Caturité, Esperança, Fagundes e Gado Bravo.

Também, de Jericó, Juazeirinho, Lagoa Seca, Livramento, Matinhas, Mato Grosso, Massaranduba, Montadas, Natuba, Olivedos, Pocinhos, Puxinanã, Queimadas, Remígio, Riacho dos Cavalos, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, São Bento, São Domingos do Cariri, São José do Brejo do Cruz, São Sebastião de Lagoa de Roça, Santa Rita, Soledade, Taperoá, Tenório e Umbuzeiro.