TCE, TCU e Controladorias abrem I Encontro do Controle Externo

Representações do Tribunal de Contas da União, das Controladorias Gerais da União e do Estado, além de quadros do Tribunal de Contas da Paraíba, abriram nesta segunda-feira (3), às 14 horas, o I Encontro Técnico dos Órgãos de Fiscalização da Gestão Pública. “Trata-se de evento pioneiro porque reúne, com um mesmo propósito, quatro importantes organismos de controle”, comentou o representante do TCU no Estado Rainério Rodrigues Leite.
Decorrente de acordo de cooperação firmado anteriormente por essas entidades, o encontro, realizado na sede do TCE, serviu à discussão de temas relacionados ao acompanhamento dos recursos públicos na Paraíba. A idéia é integrar, da melhor forma possível, as ações de fiscalização com benefícios evidentes para a população, como explicou o presidente da Corte, conselheiro Arnóbio Viana.
Ele lembrou que exprimiu o desejo de integração dos agentes de controle externo, logo no momento da posse, quando se propôs a fazer do TCE “um órgão menos ensimesmado e mais próximo da sociedade”. Em seguida, cumprimentou o representante do TCU pela iniciativa do encontro. “Mas foi justamente o seu discurso de posse o que nos animou à busca por essa e outras parcerias”, respondeu Rainério Leite.Técnicos e dirigentes de áreas dos dois Tribunais de Contas e das duas Controladorias Gerais falaram, depois, sobre os instrumentos e os quadros operacionais de que seus organismos dispõem para as atividades de controle das quais estão incumbidos.
O conhecimento mútuo dos meios e das maneiras como cada um deles opera favorecerá a parceria em questão, conforme entendimento geral. O representante do TCU acredita que a iniciativa cria, a partir de agora, na Paraíba, “um foro para discussão estruturada das questões atinentes ao uso do dinheiro da sociedade”.

Compartilhe: