Programa VOCE atrai a atenção do Denasus

O Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), organismo do Ministério da Saúde, está interessado no Programa Voluntários do Controle Externo (VOCE) desenvolvido pelo Tribunal de Contas da Paraíba e do qual teve conhecimento, no último dia 6, durante um dos painéis da III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, realizada na semana passada, em Brasília.

Além de despertar a atenção do Denasus, o VOCE atraiu, igualmente, a de um grupo da Bahia que também participou do painel em questão. O evento teve realização paralela à do IV Seminário Internacional de Atenção Primária e Saúde da Família e envolveu perto de 6 mil participantes, em meio aos quais representações de países diversos, sociedades científicas e pesquisadores estrangeiros.

Encarregada da exposição aos participantes do painel sobre saúde da família, a coordenadora do VOCE Marilza Ferreira se dispôs a oferecer a experiência do TCE às equipes do Denasus e da Bahia tão logo desembarquem em João Pessoa, em data ainda não acertada.

Destinado a melhorar o atendimento à vasta clientela do SUS, o VOCE inscreve pessoas da Terceira Idade para inspeções rotineiras aos postos de saúde hoje municipalizados.

Lançado em julho do ano passado, em Cabedelo, esse programa tem contribuído, desde então, para a solução de problemas decorrentes, muitas vezes, da falta de equipamentos, médicos e remédios nos postos de saúde.

Atualmente, os voluntários do controle externo estão concluindo a visita a 180 Unidades de Saúde da Família existentes em João Pessoa para a confirmação daquilo que já foi acertado no Pacto de Ajustamento de Conduta anteriormente firmado pela Secretaria de Saúde do Município.

Além de Cabedelo e da Capital paraibana, o VOCE também tem atuações nas cidades de Campina Grande, Patos, Guarabira, Lagoa Seca, Fagundes, Massaranduba, Remígio, Puxinanã, Queimadas, Araçagi, Pilõezinhos, Cuitegi, Alagoinha, Mulungu, Pirpirituba, Belém, Serra da Raiz, Sertãozinho, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Caiçara e Logradouro.