VOCE tem nova etapa de treinamento em Patos

Vai ser nesta quarta-feira (26), às 14h30, na Fundação Ernani Sátyro, a segunda etapa do treinamento de participantes do Programa Voluntários do Controle Externo (VOCE), em Patos.

A providência, segundo a chefe da Assessoria Técnica do TCE, Marilza Ferreira, encarregada dessa capacitação, servirá ao acompanhamento daquilo que foi acertado durante a assinatura do pacto de compromissos firmado pela Prefeitura de Patos e a coordenação do VOCE, em setembro passado.

Concebido pelo conselheiro Arnóbio Viana para o acompanhamento das ações de saúde pública na Paraíba, o VOCE transformou-se num projeto de controle social sem similar no País.

Tudo funciona com o trabalho voluntário de pessoas da Terceira Idade, justamente aquelas mais necessitadas dos serviços do SUS. Lançado, inicialmente, em Cabedelo, em junho de 2007, o VOCE tem benefícios além do ajuste de conduta que as Prefeituras firmam com o TCE para melhor funcionamento dos postos médicos.

Tanto quanto isso, o VOCE também favorece a inserção social de pessoas idosas numa fase da vida em que são, costumeiramente, relegadas ao esquecimento.

O benefício mais evidente, porém, é o da promoção da saúde pública em favor da faixa populacional disso mais necessitada. João Pessoa, Campina Grande, Puxinanã, Lagoa Seca, Massaranduba, Fagundes e Queimadas são outras localidades onde os voluntários do VOCE também atuam.