Voluntários do Controle já atuam em Campina

Integrantes do Programa Voluntários do Controle Externo (VOCE), iniciativa do Tribunal de Contas da Paraíba em favor das ações de saúde pública, começaram a colher informações acerca do funcionamento das Unidades de Saúde da Família localizadas em Campina Grande, Massaranduba, Fagundes, Puxinanã, Queimadas e Lagoa Seca.
Os trabalhos a que se dedicam pessoas da chamada Terceira Idade ocorrem depois da conclusão do treinamento a que foram submetidas desde o lançamento do VOCE na região, evento ocorrido em fins de novembro passado.
Idealizado pelo presidente da Corte, conselheiro Arnóbio Viana, o VOCE teve o lançamento inicial, em junho de 2007, no município de Cabedelo. Em julho, chegou a Patos e, em setembro do mesmo ano, a João Pessoa.
Devidamente treinados por técnicos do TCE, os participantes (sexagenários em sua maioria) estão prontos para acompanhar o SUS, o funcionamento de postos médicos, as ações dos agentes comunitários, as campanhas de vacinação e o Programa de Saúde da Família.
Em todos os casos, as falhas apontadas por esses voluntários são respondidas com a pronta averiguação de auditores do Tribunal de Contas. “O que nós estamos firmando é uma grande parceria para o controle social”, lembrava, na ocasião, o conselheiro Arnóbio Viana.
O envolvimento de pessoas idosas, a seu ver, também detém outro mérito: “Serve a um projeto de evolução cidadã, à inserção social das pessoas mais velhas e à utilização de suas experiências em favor do bem comum”, explicava ele.
Na área polarizada por Campina Grande, a escolha dos voluntários também teve a colaboração do SESC. Na visão do procurador André Carlo Torres, representante do Ministério Público junto ao Tribunal, “o VOCE é um programa único e modelar no País”.
“Decidimos pelo treinamento simultâneo de voluntários de Campina Grande e vizinhanças para agilizar a implantação desse Programa numa das regiões mais populosas e mais importantes da Paraíba”, comentou a chefe da Assessoria Técnica do Tribunal, Marilza Ferreira, coordenadora do programa.

Compartilhe: