VOCE tem lançamento em João Pessoa

“Inaugura-se um novo tempo”, observou o presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Arnóbio Viana, ao lançar, nesta terça-feira, às 16 horas, em João Pessoa, o Programa Voluntários do Controle Externo (VOCE), iniciativa, única no País, destinada ao envolvimento de pessoas idosas com a fiscalização aos serviços de saúde pública.

Já lançado em Cabedelo e Patos, o VOCE chega a João Pessoa com o apoio do Serviço Social do Comércio (SESC), onde a Assessoria Técnica do TCE, que coordena essas ações, encontrou o primeiro grupo de voluntários. Em Cabedelo, o programa tem contado com a ajuda de centros comunitários e, em Patos, com a da Igreja.

Depois de orientados por técnicos do TCE, os voluntários passam a apontar a ocorrência, nos postos de saúde, de problemas muitas vezes relacionados à falta de médicos, remédios e equipamentos. Informado disso, o Tribunal, por sua vez, leva tais reclamações ao conhecimento das Prefeituras, em busca das necessárias providências. Os prefeitos de Cabedelo e Patos já assinaram termos de compromisso para a solução de falhas então apontadas.

A preferência pelos idosos, segundo o conselheiro Arnóbio Viana, tem explicação no fato de que eles estão mais distantes da atuação político-partidária e são, em razão da idade, os que mais necessitam das ações de saúde pública. “Além disso, passam a ser solicitados, para o exercício da cidadania, num mundo que costuma relegá-los ao esquecimento”, comentou.

Duas secretárias municipais, a da Saúde, Roseana Meira, e a da Transparência, Estelizabel Bezerra, enalteceram a idéia de criação do VOCE. A primeira definiu este programa como “um estímulo à cidadania” e, a segunda, como instrumento de valorização dos idosos, uma faixa da população costumeiramente ignorada.

José Matias da Costa, um dos voluntários, disse, em discurso, que a participação no VOCE lhe renova o ânimo na fase da aposentadoria. Sinto-me bastante útil, rejuvenesço e estou feliz com isso”.

A chefe da Assessoria Técnica do TCE, Marilza Ferreira, comunicou que, em sua fase inicial, o programa atenderá às Unidades da Família instaladas no Distrito 3, de João Pessoa, o que inclui os bairros de Mangabeira, Paratibe, Gramame, Mussumago e Costa do Sol. Também serão posteriormente atendidos, no mesmo Distrito Sanitário, postos de saúde do Valentina, José Américo, Cidade Universitária, Cidade dos Colibris, água Fria, Bancários e Anatólia.